Lombalgia – o que fazer a fim de prevenir

A dor na lombar é uma situação da vida. Praticamente todos os indivíduos vão sofrer desse mal, mais cedo ou mais tarde. Uma das principais causas de dor nas costas, seja dor intensa ou dor permanente, é a tensão lombar.

O que é lombalgia?

lombalgia-o-que-fazer-a-fim-de-prevenir Uma série de músculos e ligamentos lombares conservam os ossos da coluna vertebral no lugar. Você pode fadigar estes músculos alongando bastante, a ponto de proporcionar pequeninos rasgos no tecido. Os músculos ficam enfraquecidos, por consequência, eles não conseguem realizar a função de deixar a constituição óssea da coluna vertebral corretamente no local. A coluna encontra-se instável, ocasionando lombalgia. E como os nervos da medula espinhal se alongam ao longo de todo o corpo, a dor pode dar-se em áreas diferentes.

O que causa a lombalgia?

Excessivo esforço físico.
Tombo
Reclinar ou agachar frequentemente.
Erguer móveis pesados caso você não esteja bem fisicamente.
A tensão lombar ainda é capaz de ser ocasionada por estresse emocional, postura indevida, excesso de peso, ou por permanecer assentado na mesma posição por longos períodos de tempo. Inclusive uma tosse severa pode resultar em dor nas costas.
Tenha em vista que a tensão lombar não pode ser responsabilizada em toda a dor lombar. Há diversas outras causas, como hérnia de disco, fraturas, nervos premidos, artrite, infecções e abscessos.

Indícios da tensão lombar

lombalgia-o-que-fazer-a-fim-de-prevenir Dores e inflexibilidade lombar.
Dores nos quadris e nas pernas, certas vezes na parte posterior das coxas.
Dor que piora ao dobrar ou esticar o corpo, tossir ou dar espirros.
Uma vez que alguns sinais de tensão lombar são semelhantes aos de enfermidades mais sérias, é imprescindível que o caso seja observado por um clínico.
Para diagnosticar a lombalgia, o seu médico vai te dar um exame total. Você inclusive pode necessitar de raio-X, ressonância magnética e tomografia computadorizada. Estes exames adicionais podem ser necessários se a sua dor não desaparecer por conta própria ou com tratamento conservador.

Qual é o tratamento para a lombalgia?

A lombalgia é capaz de ser uma lesão bem doída e angustiante. Todavia a ótima notícia é que a grande parte destes casos se cura por conta própria, dado o devido tempo. Para acelerar a cura, você tem que:
Colocar gelo nas costas para diminuir a dor e o inchaço, logo que se machucar. Fazer isto no decurso de 20 a 30 minutos a cada três a quatro horas por 2 a 3 dias. Você inclusive pode pôr gelo nas costas após a exercitação física.
Aplique calor na lombar – todavia só após 2-3 dias da utilização do gelo. Utilize calor em suas costas só após o inchaço inicial ter desaparecido. Você pode utilizar uma bolsa térmica ou, unicamente, tomar um banho quente.
Tome analgésicos ou outras drogas, caso seja aconselhado pelo seu doutor. Os anti-inflamatórios não esteroides vão ajudar com a dor nas costas e o inchaço. Apesar disso, esses medicamentos podem ter efeitos colaterais. Eles precisam de ser usados eventualmente, a menos que seu médico fale o oposto. Os analgésicos e os relaxantes musculares prescritos, às vezes, são precisos.
Se o seu médico recomendar, faça fisioterapia para aumentar a força da musculatura das costas. Não fique na cama ou sofá toda hora. Isso irá piorar a dor lombar.
Não importa o que as pessoas lhe digam, o repouso na cama não vai aliviar a dor. Os indivíduos costumavam pensar que o apropriado tratamento para a dor lombar era deitar de costas até melhorar. Contudo apontamentos mostram que isto não auxilia.

Quanto tempo leva para a lombalgia melhorar?

A média de restabelecimento depende da gravidade da tensão lombar. Episódios leves são capazes de ser resolvidos em alguns dias, entretanto é capaz de levar semanas em casos mais graves.

Como prevenir a lombalgia?

Já que a dor nas costas desapareceu, seu médico, provavelmente, irá recomendar que você inicie uma rotina de exercícios regulares. Isso irá aumentar a força na musculatura das costas e irá deixar estes músculos mais móveis. Isto diminuirá as probabilidades de você ter nova tensão lombar no porvir. O médico irá poder indicar exercícios de baixo impacto como nadar ou usar uma bicicleta ergométrica.
Não tente voltar ao seu nível anterior de atividade física até:
Você conseguir se mover tranquilamente – com flexibilidade – como antes de se lesionar
Você não sentir dor no momento em que se reclinar, torcer, caminhar, correr e pular.
Caso você comece a exercitar-se antes que sua lombalgia seja curada, você pode acabar com dor lombar crônica e contusão permanente.

Aqui estão muitas sugestões a fim de auxiliar na prevenção da lombalgia:

Caso você sinta dor lombar durante a exercitação física, pare.
Caso você sinta dor lombar um dia de intensificação do seu treinamento, espere poucos dias para modificar a ficha.
Exercite e alongue a musculatura das costas constantemente.
Evite adormecer de bruços. Repouse de costas ou de lado e bote um travesseiro no meio das pernas.
Ao pegar algo pesado, dobre os joelhos, não na cintura.
Perca peso caso você esteja com quilos a mais.
Adote uma esplêndida postura. Sente-se em cadeiras retas, com as costas contra as costas do assento.